clic e alimente os peixinhos

quinta-feira

Consciência negra, caça-palavras



RACISMO, conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.
PRECONCEITO, é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.

ESTEREÓTIPO: Está freqüentemente atrelado ao preconceito, é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação.ex:
"lugar de mulher é na cozinha"

“todos os idosos são solitários”
ETNOCENTRISMO: É uma tendência de um individuo em valorizar seu grupo, sua região, sua nacionalidade.E etnocentrismo é uma maneira de valorizar sua própia cultura em detrimento das demais.
HETEROFOBIA: A heterofobia caracteriza-se pela aversão, intolerância e combate à opção heterossexual.
HOMOFOBIA: A homofobia é a atitude de hostilidade contra as/os homossexuais; portanto homens ou mulheres.Sinteticamente, é o termo utilizado para identificar o ódio, aversão ou discriminação tendo em vista que a palavra fobia, vem do grego e significa medo.
APARTHEID: O termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito de voto, detinham todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente a legislação separatista.
HOMOGENEIDADE: É a característica que um corpo apresenta quando sua composição ou sua aparência é completamente igual, não importa que parte do corpo seja analisada.
XENOFOBIA:É o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros,a desconfiança em, relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país.

Um comentário:

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - FILOSOFIA

Demonstre conhecimento e familiaridade para com os autores ou clássicos da Filosofia necessários para a construção da argumentação filosófica; utilize-se de conceitos filosóficos para o desenvolvimento do pensamento e a organização da argumentação de uma maneira lógica; elabore e relacione argumentos para a intervenção nos problemas abordados, sabendo se posicionar e defender sua concepção, sem perder o respeito às concepções divergentes ou contrárias, que seja capaz de dialogar com os mais diferentes conceitos filosóficos; apresente um raciocínio lógico e criativo na resolução de problemas filosóficos; interprete e conheça os textos filosóficos.

As três peneiras de Sócrates

Trabalho realizado com alunos do 1D Noturno bloco A FILOSOFIA

ÈTICA

Atividades sobre os conteúdos trabalhos, ETICA/POLÌTICA 2º anos A, C