clic e alimente os peixinhos

quinta-feira

Texto para site e jornal da escola


A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA
A Filosofia é a mais anti­ga de todas as Ciências. (Eu a considero a mãe de todas as Ciências). Todos os cam­pos do saber têm sua gênese na Filosofia. A palavra filo­sofia, (philos- Sophia) sig­nifica “amor à sabedoria” ou “ amizade pelo saber”. Filósofo é todo aquele que ama o saber e não se cansa de buscar a verdade.
Marilena Chauí (1995) defende que poderíamos entendê-la como sendo a decisão de não aceitar as coi­sas como óbvias, as ideias, os fatos, as situações, os valores e os comportamentos. Em síntese, Filosofia pode ser definida no seu mais simples conceito, como a não aceitação dos elementos da existência humana sem antes tê-los investigado e compreendido. A Filosofia estuda o fenômeno (problema), e quando ele se co­loca diante de nós, ela é
passiva de questionamento na busca por respostas. A busca pela verdade deve ser o trabalho do filósofo, mas todo cuidado é pouco para investigar as verdades, pois não devem ser verdades absolutas, fechadas, mas uma representação válida para não cair no “achismo”. Este é o princípio do senso comum. O pensamento surge e interroga a si mesmo; a Filosofia, portanto é uma luz que convida o indivíduo para sair da escuridão e ir ao encontro da sabedoria, à procura de soluções. Isso é fazer reflexão filosófica. É importante partir de estudos do pensamento dos grandes filósofos. Ler os grandes filósofos é uma forma de aprender a pensar, exercitar o raciocínio, refletir por si próprio, tomar atitudes diante de obstáculos da vida. A Filosofia, apesar de tão antiga, não é algo acabado, ela se moderniza, atualiza-se ao ser estudada dentro do seu contexto histórico, por isso deve ser compreendida como um processo, reflexão crítica, autônoma a respeito da realidade, da vida e do universo.Ela discute questões ligadas à vida, à ética, à moral, aos direitos humanos, à liberdade e à política. Questiona: Quem somos? Por que vivemos? Qual a coisa mais importante na vida? O que devemos fazer para nos portarmos melhor na vida e sermos felizes? O que é felicidade? E tantas outras questões que exigem muita reflexão. Aprendemos com a tradição filosófica e ampliamos em contato com a realida­de vivida. A atitude filosófica nascerá do espanto, da admiração, da curiosidade, do entusiasmo pelas coisas. Assim sendo é in­questionável o valor da Filosofia na atualidade.
É de suma importância a Filosofia na vida dos jovens do En­sino Médio por ser uma atividade humana indispensável. Ela os livra do pré-conceito de juízos antecipados, enfim, de fazerem uma abordagem superficial da realidade.
Professora: Luzia C. Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - FILOSOFIA

Demonstre conhecimento e familiaridade para com os autores ou clássicos da Filosofia necessários para a construção da argumentação filosófica; utilize-se de conceitos filosóficos para o desenvolvimento do pensamento e a organização da argumentação de uma maneira lógica; elabore e relacione argumentos para a intervenção nos problemas abordados, sabendo se posicionar e defender sua concepção, sem perder o respeito às concepções divergentes ou contrárias, que seja capaz de dialogar com os mais diferentes conceitos filosóficos; apresente um raciocínio lógico e criativo na resolução de problemas filosóficos; interprete e conheça os textos filosóficos.

As três peneiras de Sócrates

Trabalho realizado com alunos do 1D Noturno bloco A FILOSOFIA

ÈTICA

Atividades sobre os conteúdos trabalhos, ETICA/POLÌTICA 2º anos A, C