clic e alimente os peixinhos

segunda-feira

Kant - mural - filosofia,


Kant (1724-1804) deu um novo rumo à filosofia e, especialmente, à metafísica, pois mostrou os princípios e as limitações da razão. A crítica desses princípios leva ao questionamento da capacidade de conhecer.
para ele é impossível conhecer os seres em si mesmos, sempre haverá aquele "filtro racional", conhecemos apenas os fenômenos tais como eles são "filtrados" ou "formatados" pela razão.
As questões metafísicas da alma, do mundo, de Deus =
como enquadrá-las no tempo e no espaço? Pela existência, pela realidade, pela causalidade? Impossível! A metafísica ultrapassa os limites do ato do conhecimento. Então, o que se pode conhecer? Somente os fenômenos, aquilo que é "colhido"pelas fôrmas da razão.
Mural realizado pelos alunos do primeiro ano, elaboraram questões metafísicas, ou de curiosidade pessoal.
"As respostas estão acima do que a Razão podem conceber. Nunca seremos capazes de saber como as coisas são na realidade. Só podemos saber como elas se mostram a nós".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - FILOSOFIA

Demonstre conhecimento e familiaridade para com os autores ou clássicos da Filosofia necessários para a construção da argumentação filosófica; utilize-se de conceitos filosóficos para o desenvolvimento do pensamento e a organização da argumentação de uma maneira lógica; elabore e relacione argumentos para a intervenção nos problemas abordados, sabendo se posicionar e defender sua concepção, sem perder o respeito às concepções divergentes ou contrárias, que seja capaz de dialogar com os mais diferentes conceitos filosóficos; apresente um raciocínio lógico e criativo na resolução de problemas filosóficos; interprete e conheça os textos filosóficos.

As três peneiras de Sócrates

Trabalho realizado com alunos do 1D Noturno bloco A FILOSOFIA

ÈTICA

Atividades sobre os conteúdos trabalhos, ETICA/POLÌTICA 2º anos A, C