clic e alimente os peixinhos

sexta-feira

enxergar além das lentes




Dinâmica: Que cor você vê o mundo?

Há situações em nosso cotidiano, que nos impede de ver com clareza, principalmente nosso preconceito, limitações, falta de conhecimento, de senso crítico. Essa dinâmica teve como objetivo que os alunos entendessem que os fenômenos podem não ser como enxergamos, podem turvar nosso olhar, embaçar nossas lentes dos óculos.
Vemos sempre com os ÓCULOS de nossa religião, de nossa cultura, pela situação financeira, cargos, entre outros.
Muitas coisas podem embaçar nossos olhos, nossos óculos; a nossa arrogância, nossos preconceitos, nossa ignorância, as ideologias...
Não podemos deixar a precariedade, nossas incertezas serem tomadas como certas, acabadas, como se as aparências, as sombras fossem o real. É necessário sempre checar as aparências, ver o que se esconde por trás, buscar as causas, entender o que se apresenta é o primeiro passo para o conhecimento.




Foto das alunas fazendo experiências de ilusão de ótica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - FILOSOFIA

Demonstre conhecimento e familiaridade para com os autores ou clássicos da Filosofia necessários para a construção da argumentação filosófica; utilize-se de conceitos filosóficos para o desenvolvimento do pensamento e a organização da argumentação de uma maneira lógica; elabore e relacione argumentos para a intervenção nos problemas abordados, sabendo se posicionar e defender sua concepção, sem perder o respeito às concepções divergentes ou contrárias, que seja capaz de dialogar com os mais diferentes conceitos filosóficos; apresente um raciocínio lógico e criativo na resolução de problemas filosóficos; interprete e conheça os textos filosóficos.

As três peneiras de Sócrates

Trabalho realizado com alunos do 1D Noturno bloco A FILOSOFIA

ÈTICA

Atividades sobre os conteúdos trabalhos, ETICA/POLÌTICA 2º anos A, C