clic e alimente os peixinhos

domingo

KIRIKU

Minha percepção do filme rsrsrs

Kiriku "pequeno filósofo", nasce com sede de sabedoria, de saber quem é e onde esta seus parentes próximos.
Seus questionamentos mexe com toda a estrutura da aldeia, seus costumes, cultura. Vai em busca da verdade, de respostas convincentes que a razão não possa duvidar (Descartes). Desconstruindo preconceitos, incentivando a todos a sair do comodismo, do estado de alienação, a lutar pelos seus direitos, pela liberdade, por melhores condições de vida.
Kiriku é curioso, questionador, assim como deve ser o filósofo; não aceita as coisas como sendo simples, através de suas indagações busca o saber desmestificando os mitos (que o medo do desconhecido enraiza) e vê que para tudo há uma explicação.
Reflete sobre a maldade que sempre inquietou todos os pensadores de diferentes áreas do saber, o poder e violência. Onde o mais poderoso oprime, escraviza, explora e faz sofrer o povo.
Aprendemos a valorizar a cultura européia, com seus príncipes altos, loiros de olhos azuis, Kiriku é protagonista, pequeno, negro, oprimido. Torna-se herói-príncipe, galã, nos ensinando a ser protagonistas de nossa própria história, repensando atitudes preconceituosas (as vezes contra nós próprios), aprende que o amor, verdade, bondade, perdão, conhecimento são capazes de vencer o mal, conquistar a liberdade, acabar com a angústia, opressão e dor.
Kiriku vai em busca de respostas. Consulta seu avô, sábio (os idosos em algumas culturas são tidos como sábios por adquirem sabedoria ao longo dos anos, diferente de alguns países onde o idoso é considerado lixo social, um incômodo, enterram muitos tesouros em clínicas, asilos.. abandonados a sua própria sorte).
Assim como Sócrates ele inicia fazendo perguntas e obteve respostas do seu avô. Ao deitar no colo do avô, reconhece seus limites, suas possibilidades, tem medo sabe que esta sozinho na luta, que a sabedoria incomoda a muitos, é cômodo ficar na caverna, e difícil descobrir que nem sempre sabemos tudo ou que estamos no senso comum, na ignorância.
a feiticeira assim que lhe foi tirado o espinho enxerga a realidade clara distinta, diferente e se conhece, é o conhece-te-a ti mesmo.
Esse filme daria para refletir umas cem páginas de assuntos diversificados dentro da filosofia, como filosofia da arte(estética), política, sociologia O papel da mulher, os sábios e a iniciação (bem interessante)
Quem não viu, não perca tempo, e faça também sua análise
beijos profª Lu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - FILOSOFIA

Demonstre conhecimento e familiaridade para com os autores ou clássicos da Filosofia necessários para a construção da argumentação filosófica; utilize-se de conceitos filosóficos para o desenvolvimento do pensamento e a organização da argumentação de uma maneira lógica; elabore e relacione argumentos para a intervenção nos problemas abordados, sabendo se posicionar e defender sua concepção, sem perder o respeito às concepções divergentes ou contrárias, que seja capaz de dialogar com os mais diferentes conceitos filosóficos; apresente um raciocínio lógico e criativo na resolução de problemas filosóficos; interprete e conheça os textos filosóficos.

As três peneiras de Sócrates

Trabalho realizado com alunos do 1D Noturno bloco A FILOSOFIA

ÈTICA

Atividades sobre os conteúdos trabalhos, ETICA/POLÌTICA 2º anos A, C