clic e alimente os peixinhos

segunda-feira

Texto: é índio ou não é índio?


Minha aluna Maisa
Quando falamos de índio, realmente pensamos, "arco, flecha,pintado, nu,morando na oca, pescando, caçando e comendo mandioca". Quando cheguei em Eldorado-MS, fui na mesma semana em abril de 2004, ver um jogo entre comunidades indígenas, eles de uniforme, com celular moderno, carros etc. Não acreditava naquele momento, porque não era os mesmos estudados nos livros didáticos, ou vistos pela mídia. As alunas do projeto Pa Guapy, nem gostam de peixe, não caçam, não pescam, não dormem em redes e não plantam mandioca kkk! Cada aldeia, cada comunidade tem sua cultura local, as vestimentas e pinturas são para momentos especiais, (religiosos). E não é só aparências que o torna índio, se não meu esposo e familiares seriam.

SER ÍNDIO OU NÃO ÍNDIO?

Tomei o metrô rumo à praça da Sé. Eram meus primeiros dias em São Paulo, e eu gostava de andar de metrô e ônibus. (...)
Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima para baixo quando entrei no metrô:
_ Você viu aquele moço? Parece que é índio - disse a senhora A.
_É, parece. Mas eu não tenho tanta certeza assim. Não viu que ele usa calça jeans? Não é possível que ele seja índio usando roupa de branco. Acho que ele não é índio de verdade - retrucou a senhora B.
_É, pode ser.Mas você viu o cabelo dele? É lisinho, lisinho. Só índio tem cabelo assim, desse jeito. Acho que ele é índio, sim - defendeu-me a senhora A.
- Sei não. Você viu que ele usa relógio? Índio vê a hora olhando pro tempo. O relógio do ìndio é o sol, a lua, as estrelas... Não é possível que ele seja índio- argumentou a senhora B.
-Mas ele tem olho puxado-disse a senhora A.
- E também usa sapatos ironizou a senhora B.
-Mas tem maçãs do rosto muito salientes. Só os índios têm rosto desse jeito. (...)
- Não acredito. Não existem mais índios puros - afirmou cheia de sabedoria a senhora B. - Afinal, como um índio poderia estar andando de metrô? Índio de verdade mora na floresta. carrega arco e flechas, caça e pesca e planta
mandioca. Acho que não é índio coisa nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - FILOSOFIA

Demonstre conhecimento e familiaridade para com os autores ou clássicos da Filosofia necessários para a construção da argumentação filosófica; utilize-se de conceitos filosóficos para o desenvolvimento do pensamento e a organização da argumentação de uma maneira lógica; elabore e relacione argumentos para a intervenção nos problemas abordados, sabendo se posicionar e defender sua concepção, sem perder o respeito às concepções divergentes ou contrárias, que seja capaz de dialogar com os mais diferentes conceitos filosóficos; apresente um raciocínio lógico e criativo na resolução de problemas filosóficos; interprete e conheça os textos filosóficos.

As três peneiras de Sócrates

Trabalho realizado com alunos do 1D Noturno bloco A FILOSOFIA

ÈTICA

Atividades sobre os conteúdos trabalhos, ETICA/POLÌTICA 2º anos A, C