clic e alimente os peixinhos

quarta-feira

O VÔO DE ÍCARO


O VÔO DE ÍCARO

Dédalo era um habilidoso escultor: Suas obras eram adoradas e respeitadas por todos. Mas a inveja e o ciúme conduziram o artista à miséria.
Banido de sua terra por ter assassinado o jovem Talo, Dédalo se aventurou pela Àtica com seu filho Ícaro e foiu acolhido com honras pelo Rei Minos, que conquistou a sua amizade. Mais tarde, o rei o incumbiu de construir um labirinto para afastar o Minotauro ( o terrível monstro metade homem e metade touro) do convívio com os demais homens. E Dédalo o ez: o labirinto era tão cheio de curvas e segredos que ele próprio teve dificuldades para sair de lá.

Logo, a amizade de Minos transformou-se em tirania. Ele confinou Dédalo a uma ilha, da qual jamais poderia sair sem a sua autorização. Para escapar do rei, Dédalo começou a colecionar penas de aves diversas, imaginando uma fuga aérea. Então, colando as penas com cera, ele construiu duas asas para ele e mais duas para seu filho. E dali fugiram, alcançando rapidamente uma ilha vizinha à que os aprisionava.

Exaltado com a experiência gloriosa, Ícaro continuou voando. E seu pai, da terra, o advertia para não voar alto demais, por causa dos raios do sol e nem baixo demais, para que as ondas do mar não o derrubasem. Mas Ícaro não seguiu os conselhos de Dédalo e vooou alto. Então, o sol derreteu a cera que ligava as penas, fazendo com que o menino caísse em alto mar. Em poucos instantes, as ondas traziam até a ilha o corpo do menino Ícaro ao seu pai, que nada mais poderia fazer, apenas chorar.

O que podemos deduzir desse mito grego?

Ícaro não levou em conta a precariedade de suas asas. A tecnologia sempre mostra distorções, perigos e manipulação pelo poder.

Em tudo o que é humano encontramos ambiguidade e a tecnologia criada pelas mãos humanas, também não escapa disso.

Esse mito evidencia claramente que a tecnologia pode ser usada tanto a serviço da vida como da morte.

Seria tão maravilhoso ter a tecnologia usada para melhorar a qualidade de vida das pessoas, faze-las felizes, sem angústias, dor, sofrimento ou qualquer mal. Hoje o computador como outras invenções transmitem pedofilia, tráfico de armas, prostituição, vendas de órgãos, contrabandos, drogras etc. A medicina a serviço do mal, médicos e enfermeiras matando pra vender planos funerários, médicos matando pra tirar órgãos ou tirando parte dos órgãos para vender, Cobaias humanas de laborátório em troca de miseráveis centavos para comprar pão, mães vendendo seus filhos em troca de farinha, Alta tecnologia é só pra quem tem dinheiro, aviões levando armamento em vez de comida, roupas, remédios, leva a morte em vez de vida, a doença, chagas em vez da cura da alegria. Entre tantas coisas.....

O HOMEM SUPERA OS PÁSSAROS. MAS AS ASAS DAS AVES NUNCA TRANSPORTARAM BOMBAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - FILOSOFIA

Demonstre conhecimento e familiaridade para com os autores ou clássicos da Filosofia necessários para a construção da argumentação filosófica; utilize-se de conceitos filosóficos para o desenvolvimento do pensamento e a organização da argumentação de uma maneira lógica; elabore e relacione argumentos para a intervenção nos problemas abordados, sabendo se posicionar e defender sua concepção, sem perder o respeito às concepções divergentes ou contrárias, que seja capaz de dialogar com os mais diferentes conceitos filosóficos; apresente um raciocínio lógico e criativo na resolução de problemas filosóficos; interprete e conheça os textos filosóficos.

As três peneiras de Sócrates

Trabalho realizado com alunos do 1D Noturno bloco A FILOSOFIA

ÈTICA

Atividades sobre os conteúdos trabalhos, ETICA/POLÌTICA 2º anos A, C