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quinta-feira

ÉTICA, EIS A QUESTÃO

ÉTICA, EIS A QUESTÃO

Em construção......

A VIRTUDE E A FELICIDADE EM ARISTÓTELES

O QUE É A FELICIDADE? O QUE É SER FELIZ? É POSSÍVEL SER FELIZ EM NOSSA SOCIEDADE?
Sugestão de filme: Á PROCURA DA FELICIDADE

Trata-se de um homem obstinado que luta para sobreviver e sustentar seu filho mesmo sob as mais árduas circunstâncias, sem que isso o faça ignorar os principais valores nem perder as esperanças. Gardner( Will Smith) encontra-se nas mais desesperadas situações, sob constante pressão financeira, chegando a dormir no banheiro de uma estação de metrô e depois em abrigos. Nessa jornada angustiante, ainda é abandonado pela mulher, tendo que criar o filho sozinho. Mas nada disso o impede de manter o
carinho e passar valiosas lições para seu filho, que depositara total confiança no pai. Os obstáculos parecem intransponíveis, mas a força de vontade de Gardner é ainda maior.

FELICIDADE: POSSÍVEL OU ILUSÓRIA?

Escolha o tipo de trabalho:

1- Enquete sobre a idéia de felicidade.

Coletar dados na escola, no bairro com pessoas de diferentes idades sobre o que elas pensam ser necessário para ser feliz. Anotar, gravar, filmar. (trabalhos em grupos)

2- Dramatizar, imitar, ou montar vídeo pendrive de pessoas ou personagens da televisão que são felizes e de outros que não são felizes, dando os motivos para tal felicidade ou infelicidade. Anotar no painel ou comentar.

3- Debater sobre o que as pessoas pensam e o modo como a tv apresenta a felicidade, se concordam ou discordam e que conclusões podem ser tiradas.

4- Pesquisa: Fama, sucesso, dinheiro, traz felicidade?

Virtude e a felicidade em Aristóteles( 384-322 a.C.)

Ètica: "Saber viver", ou a "arte de viver" Para Aristóteles a felicidade é o resultado do saber viver. Sendo a Ética a arte de viver, o resultado desse viver será a felicidade.

È na cidade, comunidade política que o homem desenvolve a arte de viver de acordo com Aristoteles por ser um animal político e social , portanto lá ele atinge a felicidade.
O que fazer para atingir a felicidade?

De acordo com Aristóteles a virtude é o que vai garantir ao homem a felicidade.
Virtude, segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem,e elas se aperfeiçoam com o hábito.
Obs: Moral: é o conjunto de normas socialmente aceitas numa cultura, com base nos valores de uma sociedade e que determinam a conduta dos individuos que a ela pertencem.

Constantemente nos encontramos diante de situações, de problemas reais da nossa vida em sociedade, ou seja, problemas que dizem respeito às nossas decisões, escollhas e comportamentos, os quais exigem uma avaliação, um julgamento, um juízo de valor entre o que socialmente é considerado bom ou mau, justo ou injusto, certo ou errado.

Qual caminho escolher? Minhas escolhas podem me levar para o Bem ou o Mal.

Costumamos refletir e buscar os "porquês" de nossas escolhas, de nossos comportamentos, de nossos valores, de nossa maneira de ser e agir?
Como devo agir perante os outros? Como ser justo com todos? Como respeitar seus direitos? Quais são esses direitos? E os meus?

A ética é um eterno pensar, refletir, construir...


Muitas pessoas discordam que o objetivo das normas seja a felicidade, porque nem sempre elas se ajustam aos desejos dos indivíduos.

Sob influência de Sócrates, Platão e Aristóteles, filósofos antigos destacaram dois princípios para a felicidade: guiar atos e escolhas pela realização do bem e manter aspaixões, isto é os apetites emocionais sob o controle da razão. O "meio-termo aristotélico" faz parte desse contexto.

Um comentário:

  1. Oiii,já seguindo(não pela lista comum do Seguir porque não achei,mas seguí pelo botão seguir,lá em cima,ok?!)Gostei muito deste texto...ética,já copiei no word pra ler depois,beijos obrigada pela visita "tia"Prifessora:)

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EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - FILOSOFIA

Demonstre conhecimento e familiaridade para com os autores ou clássicos da Filosofia necessários para a construção da argumentação filosófica; utilize-se de conceitos filosóficos para o desenvolvimento do pensamento e a organização da argumentação de uma maneira lógica; elabore e relacione argumentos para a intervenção nos problemas abordados, sabendo se posicionar e defender sua concepção, sem perder o respeito às concepções divergentes ou contrárias, que seja capaz de dialogar com os mais diferentes conceitos filosóficos; apresente um raciocínio lógico e criativo na resolução de problemas filosóficos; interprete e conheça os textos filosóficos.

As três peneiras de Sócrates

Trabalho realizado com alunos do 1D Noturno bloco A FILOSOFIA

ÈTICA

Atividades sobre os conteúdos trabalhos, ETICA/POLÌTICA 2º anos A, C