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segunda-feira

Máscaras africanas

Podemos fazer de conta que somos outra pessoa, que somos um animal etc. Essa transformação pelo uso das máscaras é muito apreciada na cultura Africana.
Para algumas tribos africanas as máscaras podem ser criadas para garantir uma boa colheita, para outras elas servem para identificar uma família, comemoração de nascimentos, enterros, homenagear antepassados. Podem ser feitas de madeira, ferro, pano, conchas, enfeitadas com sementes, tintas de folhas, legumes etc.
Os alunos confeccionaram algumas máscaras e montamos um painél para o dia da consciência negra, com notícias, poesias, capoeira, leis etc.
Pesquisa realizada por alunos do primeiro ano

DEBATE REALIZADO PELA SALA, (comparação com as ideologias, meios de comunicação e senso comum) E TEATRO SOBRE O TEXTO: QUAL A COR MAIS IMPORTANTE?

QUAL A COR MAIS IMPORTANTE?
Em certa ocasião, as cores começaram uma disputa entre si. Cada uma queria ser a mais importante. O verde alegava que era a cor da vida, da esperança e estava mais presente na natureza. O azul reivindicava ser a cor da água, do céu e do mar. O amarelo dizia ser a cor da alegria, do sol, da vitalidade e do ouro. A cor laranja pretendia ser a cor da saúde, da vitamina e da força. É só lembraras laranjas, mangas, mamões, cenouras... O vermelho sublinhava sua força e seu valor; sua paixão e seu fogo. A cor púrpura disse que era a cor da nobreza e do poder. O anil fazia notar que era a cor do silêncio, da reflexão, da oração e do pensamento profundo.
interveio com sua força. As cores acabaram se fundindo em uma. Quando parou de chover, as cores se desprenderam em forma de arco-iris. Cada uma delas fez brilhar sua beleza e todas se deram conta da beleza do conjunto.

(texto extraido da revista diálogo)dramatizado pelos alunos do primeiro ano B
Professora Luzia Barbosa (Filosofia)

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EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - FILOSOFIA

Demonstre conhecimento e familiaridade para com os autores ou clássicos da Filosofia necessários para a construção da argumentação filosófica; utilize-se de conceitos filosóficos para o desenvolvimento do pensamento e a organização da argumentação de uma maneira lógica; elabore e relacione argumentos para a intervenção nos problemas abordados, sabendo se posicionar e defender sua concepção, sem perder o respeito às concepções divergentes ou contrárias, que seja capaz de dialogar com os mais diferentes conceitos filosóficos; apresente um raciocínio lógico e criativo na resolução de problemas filosóficos; interprete e conheça os textos filosóficos.

As três peneiras de Sócrates

Trabalho realizado com alunos do 1D Noturno bloco A FILOSOFIA

ÈTICA

Atividades sobre os conteúdos trabalhos, ETICA/POLÌTICA 2º anos A, C