clic e alimente os peixinhos

segunda-feira

De que cor é o nosso preconceito?

BRASIL É UM PAÍS MULTIÉTNICO

PRECONCEITO TEM COR?

Dentro de cada pessoa há herança de sua cultura, nas veias do povo brasileiro corre sangue de índio, negro,branco.........
Alguns estudos ja mostraram que nossas características externas, cor da pele, estatura, voz, pêlos, formato do nariz entre outras, são adaptações, mudanças para se adaptar ao meio ambiente (clima, alimentos etc.) na luta pela sobrevivência.

Há diferença de cor do ser humano por dentro?
As pesoas que possuem cor diferente da branca, não possuem sentimentos? Não sentem dor? Não são seres?

De qual cor é nosso preconceito?

Mas há pessoas que dizem não ter preconceito , só que não contratam negros, nem gordos, nem mulheres casadas, ou de beleza simples aos seus olhos, entre outros.
Também aqueles que preferem amizades com pessoas jovens, como se a terceira idade fosse doença contagiosa, nem escutam crianças, como se as mesmas fosses desprovidas de cérebros só por não ter experiências de vida.
Outros perdem um grande amor de sua vida, (devido a pessoa amada, amigo(a), ser de outra cor, religião, profissão, classe social,deficiente) de ser feliz por preconceitos da família, por vergonha de assumir as pessoas de seu convívio, seus sentimentos.


Quando era jovem trabalhei em um escritório, e lá meu patrão pediu para colocar uma placa de vaga : de fachineira e mecânico e disse com tom severo: - Não faça entrevista, nem preencha ficha com pessoas negras! NEM GORDAS. Diga que a vaga ja foi preenchida.
NOSSA, NO DIA ME DOEU, NA MESMA SEMANA PEDI MINHA DEMISSÃO!

SANGUE AZUL?

Cresci acreditando em príncipes de olhos azuis, no cavalo branco, saindo de seu castelo, e com sangue azul. Como se o amor viesse a cavalo, e que os príncipes fossem pessoas boas, honestas, que não esploravam o povo na Idade Média, presos em seus castelos alienados diante da pobreza do povo que passava fome, que lutava contra a miséria, doença,violência e humilhação.

Sangue não tem cor azul. Qual a cor de seu sangue e seu semelhante?
Texto reflexivo: Professora Luzia Barbosa


NINGUÉM NASCE PRECONCEITUOSO OU RACISTA, ELIMINE ESSE MAL DO SEU CORAÇÃO, DA SUA VIDA! AME E RESPEITE A DIVERSIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - FILOSOFIA

Demonstre conhecimento e familiaridade para com os autores ou clássicos da Filosofia necessários para a construção da argumentação filosófica; utilize-se de conceitos filosóficos para o desenvolvimento do pensamento e a organização da argumentação de uma maneira lógica; elabore e relacione argumentos para a intervenção nos problemas abordados, sabendo se posicionar e defender sua concepção, sem perder o respeito às concepções divergentes ou contrárias, que seja capaz de dialogar com os mais diferentes conceitos filosóficos; apresente um raciocínio lógico e criativo na resolução de problemas filosóficos; interprete e conheça os textos filosóficos.

As três peneiras de Sócrates

Trabalho realizado com alunos do 1D Noturno bloco A FILOSOFIA

ÈTICA

Atividades sobre os conteúdos trabalhos, ETICA/POLÌTICA 2º anos A, C